Ginástica facial ajuda a manter o seu sorriso sempre jovem!
Mas, afinal, o que é essa ginástica facial? “A ginastica facial trata-se de exercícios musculares para região da face, que tem como objetivo, além de fortalecer a musculatura, aumentar a circulação sanguínea local e suavização das rugas”, explica Marina Jácome Formiga Teixeira, fisioterapeuta especializada em dermatologia funcional pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e parte da equipe do cirurgião-plástico Luís Felipe Maatz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
As marcas e linhas de expressão são causadas pelo envelhecimento natural da pele e agravadas pelos gestos repetitivos, estresse, má alimentação e o fumo.
Vendo pelo lado positivo, já existem exercícios criados com o objetivo de ajudar a frear e retardar o envelhecimento do sorriso, ao focar na musculatura ao redor da boca.
“As bochechas ficam flácidas, assim como toda face, com o aumento da idade, pois perdem colágeno e elastina, que são proteínas que dão sustentação ao rosto.
A perda de massa muscular e outros fatores como oscilações do peso corporal [ganhar e perder peso de forma rápida, o chamado efeito sanfona], exposição solar, tabagismo, etc. Para evitar esses efeitos, é importante controlar o peso, usar filtro solar regularmente, não fumar e a prática de exercícios de ginástica facial”, aponta Marina.
Ginástica facial ajuda a combater o bigode chinês
O bigode chinês são linhas finas que formam-se do nariz, contornando a boca até a região do queixo.
Para ajudar a deter esses efeitos, Marina sugere o seguinte exercício: “Segure a bochecha com a mão contrária, usando o dedão por dentro da boca e o indicador por fora. Tente sorrir, fazendo resistência com a mão que está segurando. Repita os exercícios do ouro lado do rosto. Faça 20 vezes em cada lado, seis dias por semana”.
Papada também pode melhorar com a ginástica facial
Segundo a fisioterapeuta Marina, a papada pode ser melhorada com exercícios regulares. “É importante manter a constância nos exercícios”, diz a especialista.
Ela indica o seguinte exercício: “estique bem o pescoço e olhe para cima. Coloque a ponta da língua na ponta mais alta do céu da boca e faça a maior pressão que conseguir. Segure a posição por dez segundos e solte. Repita dez vezes, por seis dias na semana”.
Quer potencializar os efeitos da ginástica facial
Além da regularidade na prática dos exercícios faciais, o resultado pode ser potencializado pela “associação com cremes antioxidantes e tratamentos fisioterapêuticos com foco no ganho de tônus muscular e estímulos à produção de colágeno.
Cada caso é individual, necessitado uma boa avaliação por profissionais da área”, orienta Marina.
Fonte: http://saudebucal.ig.com.br/higieneoral/2017-12-28/ginastica-facial.html
Para marcar sua consulta:
Nosso WhatsApp👉 +55 11 94988-5146
Nosso Telefone 👉 +55 11 94988-5146
Visite nosso site👉 https://www.drmaatz.com


