Coronavírus e Cirurgia Plástica: quais os cuidados neste período?
O objetivo dessa celebração é despertar uma consciência mundial sobre a importância de diversos aspectos da saúde.
Mas, neste ano, a data cai no pico de uma das maiores pandemias da história do mundo.
O novo coronavírus Sars-CoV-2 já infectou mais de 1 milhão de pessoas e matou mais de 51 mil em poucos meses. Para comparação, a última pandemia mundial, da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, matou cerca de 18 mil em um período maior, entre 2009 e 2010, segundo a OMS.
“O cenário atual é de pavor, e até isso precisamos evitar”, afirma o cirurgião plástico Luís Felipe Maatz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Maatz foi médico emergencista e cirurgião auxiliar na Força Aérea Brasileira e, como tenente médico, atuou por um ano na Base Aérea de São José dos Campos, afirma compreender o pânico generalizado, mas explica: “O medo intenso pode afetar o sistema imunológico, deixando a pessoa mais vulnerável ao vírus ou mesmo a outras doenças”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, devem ser mantidos os atendimentos de urgência e o acompanhamento de pacientes previamente operados.
“Cabe ao especialista determinar quais atendimentos são realmente urgentes e necessários. Assim como em outros países, o cirurgião plástico tem sido realocado para outras áreas de atendimento, suprindo demandas cirúrgicas e clínicas”, diz Luís Felipe Maatz.
Procedimentos minimamente invasivos podem ser realizados desde que as regras da SBCP sejam seguidas:
– Passar por rigorosa avaliação pré-operatória: investigação sobre possível contato com pessoas em estado gripal ou oriundas de regiões endêmicas.
– Criteriosa avaliação clínica e física, ponderando comorbidades e eventuais riscos potenciais (idade, diagnóstico, condição imunológica, entre outros).
– Ser informados sobre a pandemia do coronavírus, seus riscos e sua interação com a cirurgia pretendida.
– Obedecer ao rigor na vigilância e informar ao médico qualquer alteração.
Dr. Luís Felipe Maatz reforça ainda a importância dos cuidados no pós-operatório. “Quem passou por uma intervenção cirúrgica recentemente precisa se resguardar para não contrair infecções. Neste período, o organismo passa por um processo chamado ‘resposta endócrino-metabólica ao trauma’. Neste processo, o sistema imunológico está comprometido com a cicatrização da cirurgia. Ou seja, os cuidados devem ser redobrados”, diz Maatz.
Para marcar sua consulta:
Nosso WhatsApp👉 11 9 8104 4124
Nosso Telefone 👉 11 9 8104 4124
Visite nosso site👉 https://www.drmaatz.com

Summary

Article Name
Coronavírus e Cirurgia Plástica: quais os cuidados neste período?
Description
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, devem ser mantidos os atendimentos de urgência e o acompanhamento de pacientes previamente operados.
Author
Cirurgia Plástica Dr. Luís Maatz - São Paulo SP e Jundiaí
Publisher Name
Cirurgia Plástica Dr. Luís Maatz - São Paulo SP e Jundiaí
Publisher Logo
